sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Principais artistas do Barroco Brasileiro

Conheça mais sobre a vida e obra dos principais artistas do Barroco Brasileiro, tais como: Mestre Valentim, Mestre Ataíde e Aleijadinho



Suposto retrato póstumo de Aleijadinho realizado por Euclásio Ventura no século XIX. Abaixo, sua assinatura.


Valentim da Fonseca e Silva


Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim (Serro, MG, c. 1745 — Rio de Janeiro 1813), foi um dos principais artistas do Brasil colonial, tendo atuado como escultor, entalhador e urbanista no Rio de Janeiro.

VidaMestre Valentim era mulato, filho de um fidalgo português e de uma africana. Alguns autores defendem que seu pai o levou a Portugal em 1748, onde teria aprendido escultura, versão que é historiograficamente controvertida.

De volta ao Brasil em 1770, estabeleceu uma oficina no centro do Rio de Janeiro e entrou para a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Realizou vários trabalhos de talha dourada para igrejas cariocas até a sua morte.

Durante o governo do vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa (1779-1790) foi encarregado das obras públicas da cidade, tendo projetado diversos chafarizes e o Passeio Público do Rio de Janeiro, primeiro parque público das Américas.

Faleceu em 1813 e foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Rio de Janeiro).

Em 1913 inaugurou-se um busto de Mestre Valentim no Passeio Público do Rio de Janeiro, sua obra mais emblemática.

Principais obras:

Urbanismo
  • Chafariz das Saracuras - realizado em 1795 para decorar o antigo Convento da Ajuda, com a demolição do edifício em 1911, a obra foi removida para outros locais. Atualmente encontra-se na Praça General Osório, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Trata-se de um obelisco sobre uma bacia de granito com quatro saracuras de bronze de onde jorrava água, hoje parcialmente descaracterizado.
  • Chafariz do Carmo - popularmente conhecido como Chafariz de Mestre Valentim ou Chafariz da Pirâmide, localiza-se no antigo Largo do Carmo, atual Praça XV, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Antes dos aterros, encontrava-se junto à escadaria de atracação dos barcos. A necessidade de abastecimento de água, segundo o Dicionário de Curiosidades do Rio de Janeiro, levou a Coroa Portuguesa a dar licença para construção desse chafariz bem ao lado de um outro, o Chafariz da Junta de Comércio.
  • Recolhimento de Nossa Senhora do Parto - após o incêndio em 1789, Mestre Valentim projetou a reconstrução do edifício, já demolido.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte - projetou em 1784 a fachada e o portal da igreja
   Talha e escultura
  • Igreja da Ordem Terceira do Carmo: Trabalhou nessa igreja entre 1772 e 1880, inicialmente em colaboração com José da Fonseca Rosa. Esculpiu elementos de talha da Capela-mor e a Capela do Noviciado dessa igreja, além de vários outros altares.
  • Mosteiro de São Bento: Executou lampadários de prata para a igreja do Mosteiro entre 1781 e 1783.
  • Igreja de Santa Cruz dos Militares: Entre 1802 e 1812 executou a talha do altar-mor e vários altares laterais da igreja, depois danificados por um incêndio. Também esculpiu duas estátuas de madeira de São João e São Mateus para os nichos da fachada, atualmente no Museu Histórico Nacional.
  • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Paula: Esculpiu vários altares, inclusive o altar-mor da igreja, entre 1801 e sua morte, em 1813. Os altares foram depois alterados pelo escultor Antônio de Pádua de Castro, que completou a talha da igreja.
Fundição
  • Ninfa Eco (ferro, 1783)
  • Caçador Narciso (ferro, 1785)
Mestre Ataíde

Manuel da Costa Ataíde[2], mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, batizado em 18 de outubro de 1762Mariana, 2 de fevereiro de 1830), foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiro.
Foi um importante artista do Barroco-Rococó mineiros e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura.
Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.

8 comentários:

  1. Adorei a materia, publicam mais coisas, me ajudou muito num trabalho de arte, obrigada ! bjs

    ResponderExcluir
  2. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir